Falso: É falso que juiz anulou inelegibilidade de Jair Bolsonaro

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que um juiz anulou a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em junho deste ano, como afirmam publicações nas redes. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação mostra, na realidade, o voto do ministro Raul Araújo durante o julgamento da corte eleitoral. O posicionamento do magistrado, contrário à inelegibilidade, foi voto vencido, e o ex-presidente foi impedido de concorrer a cargos eletivos por oito anos.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 4.500 compartilhamentos no Facebook e 3.000 curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (4).

Um trecho do voto do ministro Raul Araújo, que se posicionou contra a inelegibilidade de Bolsonaro durante julgamento no TSE em junho deste ano, tem circulado nas redes como se mostrasse um magistrado anulando a decisão da corte eleitoral. Na época, Araújo e o ministro Nunes Marques votaram contra a sanção, enquanto outros cinco ministros votaram a favor. Desde então, não houve qualquer decisão que revertesse a proibição de o ex-presidente — que está inelegível por oito anos por abuso de poder político e econômico — concorrer a cargos eletivos…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos