Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Capas falsas de jornais circulam cada vez mais nas plataformas de redes sociais quenianas. Um exemplo é uma capa que liga o proeminente político Harun Mwau a Ann Njeri Njoroge, que esteve no centro de um escândalo petrolífero de 17 mil milhões de KSh (cerca de 110 milhões de dólares).
A página tem uma foto da empresária Ann Njeri Njoroge e do político local Harun Mwau . O slogan acrescenta: “Detalhes chocantes revelam o bilionário queniano Harun Mwau, responsável por 17 bilhões de combustível.”
A data da página é 22 de novembro de 2023.
Njoroge, uma autoproclamada importadora de petróleo, esteve ligada a um escândalo petrolífero de 17 mil milhões de KSh (cerca de 110 milhões de dólares) em Novembro de 2023. Ela foi convocada a comparecer perante o parlamento para provar que era proprietária de uma grande remessa de combustível. No entanto, ela não compareceu devido ao início repentino da doença.
Familiarizado com a controvérsia , Mwau serviu por um breve período como o primeiro diretor da Comissão de Ética e Anticorrupção do país…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦