Falso: Novamente: Iván Duque não apareceu nos Pandora Papers com uma fortuna de 4.000 milhões de dólares

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

No dia 26 de setembro, dentro de um grupo do Telegram com 787 membros denominado “ colombianos 100% petristas com o governo de Petro, presidente da Colômbia Antilibertária ”, foi divulgada uma fotografia do ex-presidente Iván Duque Márquez , acompanhada de um texto com supostas revelações sobre sua herança : 

“ …Isso é uma evasão fiscal de 10 bilhões de pesos, que segundo o The New York Times o ex-presidente da Colômbia teria escondido em paraísos fiscais. O anúncio foi feito pelo prestigiado portal norte-americano The New York Times. Segundo este portal jornalístico, Iván Duque aparece nos Pandora Papers nas Ilhas Cayman, com uma fortuna de 10 bilhões de pesos, ou seja: 4000 milhões de dólares… ” [sic].

Encontramos a mesma mensagem publicada em 20 de novembro passado no Facebook. 

No entanto, esta informação é falsa, como já verificamos em janeiro e julho de 2022. Em ambas as ocasiões, notamos que a jornalista investigativa Pilar Cuartas , que fez parte do trabalho colaborativo dos Pandora Papers da Colômbia, nos garantiu que “ o O nome do [então] presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez, não aparece nos documentos obtidos pela investigação global Pandora Papers, portanto nesses arquivos não há provas de transferências para seu nome como pessoa física .

Hoje, ao consultar a base de dados OffShore Leaks , elaborada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) com os vazamentos dos Panama Papers, Paradise Papers e Pandora Papers, entre outros, a busca por “IVAN DUQUE” não retorna resultados relacionados ao ex-presidente da Colômbia…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴