Falso: É falso que quando você baixa um arquivo chamado ‘Juntos pelo povo’ seu telefone será hackeado em 10 segundos

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Circula no Facebook e no WhatsApp uma corrente que afirma que estão circulando algumas fotos do “aumento dos títulos do Sistema Pátria” que podem hackear seu telefone em 10 segundos. No entanto, isso é falso, uma vez que especialistas em segurança cibernética afirmam que não existem registros de software malicioso com essas características.
Circula no Facebook e no WhatsApp uma corrente que afirma que estão circulando algumas fotos do “aumento dos títulos do Sistema Pátria” que podem hackear seu telefone em 10 segundos.

No entanto, isso é falso, uma vez que especialistas em segurança cibernética afirmam que não existem registros de software malicioso com essas características.

Além disso, os títulos do Sistema Patria a que se refere a mensagem são uma política venezuelana, não da Argentina. Redes semelhantes circulam desde pelo menos 2018 com diferentes referências aos supostos arquivos maliciosos.

Circula nas redes sociais e serviços de mensagens uma corrente que indica: “Vão colocar no Whatsapp algumas fotos do aumento dos Títulos do Sistema Pátria. O arquivo se chama JUNTOS PARA AS PESSOAS, não abra nem veja, ele hackeará seu telefone em 10 segundos e não poderá ser interrompido de forma alguma. Repasse as informações para seus familiares e amigos. NÃO ABRA. Também falaram isso na TV” (sic). No entanto, isso é falso.

A rede chegou ao número do WhatsApp do Chequeado para ser verificada e circulou no Facebook, onde foi compartilhada mais de 3 mil vezes, segundo dados fornecidos pela própria rede social.

A propagação da mensagem é semelhante a uma cadeia que circulou anteriormente e foi verificada por este meio . A única diferença é o nome do arquivo supostamente infectado. Cadeias semelhantes circulam, pelo menos, desde 2018.  Claudio Caracciolo, chefe de Cibersegurança da ElevenPaths, unidade de Cibersegurança da Telefónica Movistar, explicou ao Chequeado que, “se um aplicativo compromete o telefone automaticamente, ele o faz instantaneamente”, e que, portanto, “a coisa dos 10 segundos não faz sentido”…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷