Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 12 de novembro de 2023, o vídeo (aviso: contém imagens perturbadoras) de uma cena que parece ter sido tirada dentro de um estabelecimento de saúde. No vídeo você pode ver uma mulher com um hijab (termo genérico que indica o véu islâmico) de cor preta, agitado perto de uma cama onde está um menino com uma faixa na cabeça. Outros homens presentes parecem querer tranquilizar a mulher, ao mesmo tempo que pronunciam palavras numa língua estrangeira. Um deles também retira a faixa da cabeça do menino, sinalizando para a mulher olhar.
O vídeo vem acompanhado de um texto, escrito pelo autor da postagem, que diz: «Uma mãe palestina vê online imagens que mostram seu filho ferido. Ele corre para o hospital e descobre que é tudo falso. Ele está indo muito bem! “É tudo falso, mãe” Chama-se Pallywood.
A referência é à teoria da conspiração«Madeira compensada»difundido por várias contas israelitas – incluindo a conta oficial israelita – segundo a qual existe uma espécie de Hollywood palestiniana que produziria conteúdo de propaganda em nome do Hamas, o grupo extremista palestiniano que lançou um ataque severo a Israel em 7 de Outubro de 2023.
Trata-se de conteúdo apresentado de forma enganosa, que veicula notícias falsas.
Como ele reconstruiu em 13 de novembro de 2023 em XShayan Sardarizadeh, jornalista investigativo da BBC especializado no combate à desinformação online, o vídeo foi publicado originalmente em uma história no Instagram do jornalista palestino Mohmmed Awad. Sardarizadeh, relatando diversas imagens do vídeo original, explica que no vídeo completo era possível ver o menino com a cabeça e o rosto visivelmente feridos sendo levado ao hospital por uma ambulância, enquanto a mulher de hijab preto observava a cena com preocupação, consolada por outros. Ao chegar ao hospital, o menino com a cabeça enfaixada, junto com outros homens ao seu redor, disse à mulher presente para não se preocupar porque apesar dos ferimentos ele estava bem…