Apurado pelo site Lupa
Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra uma mulher dançando no altar da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida em Brasília (DF), durante uma cerimônia. A legenda afirma que o evento foi promovido pela primeira-dama, Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, e que o altar da catedral se transformou em “terreiro de umbanda” – o que seria uma “profanação do templo católico”. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
O altar da catedral de Brasília virou terreiro de Umbanda em evento promovido pela ‘1ª’ dama Janja. Uma grave profanação de um templo católico. Envie para seus amigos católicos que fizeram o L ou foram isentões. A situação geral do país piora a cada dia!
As imagens mostram uma dança espontânea, e não uma apresentação religiosa de matriz africana na Catedral de Brasília. A dança ocorreu durante o show da Orquestra Mundana Refugi – um grupo musical formado por brasileiros, imigrantes e refugiados – no dia 9 de novembro, na catedral. O evento não foi organizado por Janja, mas pelo Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS)…
Veja a apuração completa no site Lupa