Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Publicação viral alega que jornalista encena situação de perigo enquanto fazia directo em Israel. É falso.
Publicação viral alega que jornalista encena situação de perigo enquanto fazia directo em Israel. É falso.
Um vídeo de uma alegada jornalista, com colete anti-bala, deitada no chão, foi alvo de uma publicação viral no passado dia 23 de outubro. “Em Israel, uma jornalista romena foi parar dramaticamente ao chão, alegando que estava no meio de um tiroteio. Porém, ao longe, estão pessoas a viver o seu dia-a-dia, a passear de bicicleta sem se preocupar com o mundo”. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.
Analisando o vídeo, de facto, vê-se uma pessoa deitada no chão. Também é visível que uma pessoa passa ao fundo e que uma terceira pessoa passa de bicicleta junto da jornalista.
Com recurso a ferramentas de identificação de imagem, procurámos a origem deste vídeo. E chegámos a um canal televisivo da Roménia, o Digi24 HD, e ao nome da jornalista: Cristina Cileacu.
O vídeo original, do dia 22 de outubro, com quase meia hora de duração, falado em romeno, mostra uma situação de possível bombardeamento na cidade de Ashkelon, a norte da Faixa de Gaza, em Israel. São audíveis os sons da sirene de alarme durante as filmagens. Pouco tempo depois de a jornalista se colocar no chão, volta a levantar-se. Estamos, então, perante uma situação real e não fabricada…
Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹