Verificado: Não, o vídeo mostra o massacre de Tadamon em 2013 na Síria – não os crimes de guerra israelenses em Gaza em 2023

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO : As imagens mostram forças leais ao presidente sírio Bashir al-Assad executando civis em Damasco em 2013, e não a força de defesa israelense cometendo crimes de guerra durante a sua operação terrestre em Gaza durante a guerra Israel-Hamas.

“Os militares israelitas estão a conduzir uma operação terrestre de crime de guerra em Gaza”, lê-se numa legenda típica de um vídeo que circula nas redes sociais na Nigéria , no Quénia , na África do Sul , na Etiópia e noutros locais desde o início de Novembro de 2023 .

E continua : “Eles estão fazendo exatamente o que Hitler fez com eles. Por favor, compartilhe antes que eles o retirem das redes sociais, pois eles controlam as redes sociais. Deixe isso se tornar muito viral.

O vídeo extremamente explícito mostra homens uniformizados jogando ou chutando civis vendados em uma grande cova escavada em uma rua da cidade. O poço está cheio de pneus e corpos. Os civis são então baleados e rapidamente ficam imóveis. Os soldados podem ser ouvidos rindo.

Mas o vídeo tem mais de 10 anos e foi filmado na Síria, não em Gaza…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦