Verificado: Israel não admitiu ter matado seus cidadãos no festival Supernova

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

No dia 20 de novembro de 2023, a redação da Facta recebeu uma reportagem via WhatsApp solicitando a verificação de um post em inglês publicado no dia anterior no Facebook. No conteúdo social há um item de 19 de novembro de 2023, do site The Cradle intitulado “Israel admite que matou os seus no festival de música Nova” (em italiano, “Israel admite ter matado os seus cidadãos no festival de música Nova”).

A referência é ao festival de música Supernova organizado no deserto do Negev, numa zona distante a aproximadamente 6 quilômetros da Faixa de Gaza, onde em 7 de outubro de 2023Eles estão mortos mais de 270 pessoas devido ao ataque lançado pelo grupo palestino Hamas contra Israel. De acordo com o artigo do The Cradle , portanto, alguns dos participantes do festival foram mortos pelo exército israelense, que, portanto, confessou sua culpa.

Isto é uma notícia falsa.

O artigo do Cradle afirma que um helicóptero israelense, na tentativa de atirar em milicianos palestinos, matou alguns cidadãos israelenses presentes no festival. A fonte de onde vem a suposta notícia é um item do Haaretz de 18 de novembro, que por sua vez cita uma “fonte policial” anônima. No Haaretz , no entanto, não há menção a israelitas mortos pelo exército israelita (IDF), mas sim a «um helicóptero de combate das IDF, que chegou ao local vindo da base de Ramat David» que «disparou contra os terroristas e, aparentemente, também afetou alguns dos participantes do partido.” O mesmo jornal ele negou que ele alguma vez afirmou que o exército israelita matou os seus próprios cidadãos.

De acordo com relatado do The Time of Israel , a polícia israelense esclareceu que suas investigações se baseiam única e exclusivamente na atividade policial, mas não nas do exército, e que nunca forneceram qualquer indicação de danos a civis…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹