Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Pouco depois do Hamas ter lançado o seu ataque em Israel, em 7 de Outubro, os jornalistas presentes gravaram imagens que documentavam a violência. Agora, as perguntas feitas por um grupo de vigilância da mídia israelense sobre essas imagens estão alimentando afirmações on-line imprecisas e prejudiciais.
“Então, recentemente as pessoas começaram a fazer uma pergunta muito boa”, disse um homem em um vídeo do TikTok de 11 de novembro. “Eles se perguntaram como a CNN e a Associated Press conseguiram obter imagens tão próximas do massacre de 7 de outubro. E, uma vez que a atenção foi atraída para essa questão, a CNN e a Associated Press tiveram que admitir a terrível verdade: eles sabiam disso. ia acontecer e, para ter certeza de que eles seriam os únicos a relatar o ocorrido, não contaram a ninguém.”
A TikTok identificou este vídeo como parte de seus esforços para combater conteúdo inautêntico, enganoso ou falso. ( Leia mais sobre a parceria do PolitiFact com a TikTok.)
A afirmação do vídeo é imprecisa. Nem a CNN nem a Associated Press “admitiram” saber alguma coisa sobre o planeado ataque do Hamas antes de acontecer. Representantes dos meios de comunicação rejeitaram a alegação e disseram que jornalistas freelancers da região começaram a enviar fotos mais de uma hora após o início do ataque…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸