Comportas do Cinturão das Águas estão fechadas porque demanda hídrica do estado está sendo atendida sem necessidade de usar águas do Velho Chico; governo cearense afirma que população não está desabastecida
Apurado pelo site Estadão Verifica
Um trecho do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), nas imediações do Riacho Seco, município de Missão Velha, está sem receber água da Transposição do Rio São Francisco porque não há demanda programada pra esta época do ano, e não porque o governo federal optou por desligar deliberadamente o bombeamento no local. Este é o segundo conteúdo com desinformação sobre a Transposição que viraliza nas redes sociais em menos de uma semana. Além de enganar sobre o motivo do fechamento das comportas, imagens do Cinturão das Águas foram usadas mais uma vez como se mostrassem canais da Transposição do São Francisco.
Sem informar que o lugar só recebe água da Transposição em período chuvoso, a partir de fevereiro, o conteúdo desinforma ao afirmar que Jair Bolsonaro (PL) inaugurou a obra há um ano e que, agora, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o bombeamento já não funciona mais. O homem que comenta o vídeo ainda desinforma ao sugerir que a água foi desligada com a intenção de prejudicar os moradores da região Nordeste e voltar a deixá-los dependentes dos carros-pipa.
O vídeo investigado usa trechos de outra gravação feita por um morador da região no dia 20 de janeiro de 2023. O autor do vídeo original se chama Tiago Sampaio e ele explica que foi até o local, no município de Missão Velha, para descobrir se as comportas estavam fechadas para a realização de algum reparo, mas não encontrou nenhum funcionário no lugar e, por isso, não sabe dizer por que não há água do Rio São Francisco correndo pelo leito do Riacho Seco, que fica ao lado do canal…