Apurado pelo site Lupa
Em vídeo que circula nas redes sociais, o ex-candidato a deputado estadual em São Paulo, pelo PSC, John Kage afirma que ocorreram 10 mil casos de mal súbito devido à vacina contra Covid-19 na cidade de Caraguatatuba (SP). É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Você olha para Caraguatatuba, 10 mil mal súbitos em um ano [por causa da vacina contra Covid-19]
Caraguatatuba não registrou 10 mil casos de mal súbito em decorrência da vacina contra Covid-19. Kage retira de contexto uma matéria publicada no site da Prefeitura de Caraguatatuba, em 11 de outubro, que noticia que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já realizou este ano 9.549 atendimentos no município. Dos casos clínicos atendidos, 4.294 foram de mal súbito, que podem estar relacionados a diversas causas, desde um quadro de desidratação até doenças mais graves como Acidente Vascular Cerebral (AVC). Entretanto, não há nenhuma menção no texto de que esses casos ocorreram por causa das vacinas da Covid-19…
Veja a apuração completa no site Lupa