Apurado pelo site Lupa
Circula na internet um vídeo do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmando ser fã de uma mulher que o abraça, enquanto ambos posam para uma foto. Segundo a legenda da publicação, a moça é Luciane Barbosa Farias, conhecida como “primeira-dama” da facção criminosa Comando Vermelho. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Brasil: Ministro da justiça Flávio Dino diz ser fã de ‘primeira-dama’ do CV [Comando Vermelho] em vídeo que circula nas sociais nesta terça (14)”
Não é a “primeira-dama do Comando Vermelho” que aparece no vídeo ao lado de Dino. Quem está nas imagens é a humorista Virgínia Álvares, que, inclusive, comentou a cena em vídeo compartilhado em seu canal no YouTube, em 27 de julho de 2023. A publicação da artista usa o título “Flávio Dino é meu fã” — em referência à fala do ministro no registro que, agora, circula de maneira enganosa nas redes. Além de fazer a postagem em seu canal no YouTube, a comediante compartilhou a cena no Instagram (1, 2 e 3)…
Veja a apuração completa no site Lupa