Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que um órgão público do Pará hasteou uma versão comunista da bandeira do Brasil, como alegam publicações nas redes. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação mostra, na realidade, o emblema do município de Barcarena (PA), que possui similaridades com o símbolo nacional, mas traz um brasão do município e uma faixa vermelha que remete à revolta popular conhecida como Cabanagem.
Posts com o conteúdo enganoso acumulavam cerca de 2.000 curtidas no Instagram e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta segunda-feira (13). As peças de desinformação também circulam no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Em vídeo que circula nas redes, um homem não identificado mente ao alegar que um órgão público no Pará teria erguido uma versão comunista da bandeira nacional. Gravada em Barcarena (PA), a filmagem mostra, na realidade, o emblema do município hasteado no topo do prédio de uma agência local do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Criada em 1976, a bandeira de Barcarena tem similaridades com o emblema nacional, mas também guarda diferenças visíveis, como a presença do escudo do município, formado por uma chaminé e uma roda dentada, e de uma faixa vermelha que representa o sangue derramado na Cabanagem, revolta popular ocorrida no estado entre 1835 e 1840 que teve início no município…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos