Post afirma que foto de crianças indígenas desnutridas foi registrada na Venezuela, já que na imagem aparece um homem com o colete azul da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que não atuaria no Brasil. É falso. A foto foi registrada em Roraima e a Opas atua há décadas no país, sobretudo na resposta a emergências e desastres.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais uma foto com crianças indígenas desnutridas e, ao fundo, um homem que veste um colete azul. O texto que acompanha a imagem diz que o homem é um médico da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que supostamente não atuaria em território brasileiro. A mensagem conclui, assim, que a imagem teria sido registrada na Venezuela. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Nessa foto divulgada pelo Metrópoles pode-se notar que o uniforme do médico é da assistência PAN AMERICANA, que não atua em território brasileiro. Essa foto é na Venezuela”
A informação analisada pela Lupa é falsa. A fotografia foi registrada em território brasileiro, na Terra Indígena Yanomami, no estado de Roraima. Também é falsa a informação de que a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) não atua no Brasil.
A Opas é parceira da missão do Ministério da Saúde no território yanomami e atua em conjunto com órgãos como a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Ministério da Defesa…