FALSO: Interventor no DF não confirmou presença de infiltrados de esquerda em atos golpistas

Em entrevista, Ricardo Cappelli disse que ouviu de militares que os manifestantes do dia 8 tinham um perfil profissional, já que conheciam o terreno e táticas de combate. Ele não indicou, contudo, a presença de infiltrados de esquerda nos atos golpistas.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais a informação de que o interventor federal na segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, teria confirmado a presença de infiltrados de esquerda nos atos golpistas registrados em Brasília no dia 8 de janeiro. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

BOMBA: Interventor confirma “infiltrados” no ato de 8 de janeiro, em Brasília; VEJA VÍDEO”

A informação analisada pela Lupa é falsa. Em uma coletiva de imprensa, Cappelli falava sobre supostos manifestantes treinados, “com conhecimento de táticas de combate”, que estariam entre os golpistas que depredaram as sedes dos três poderes na capital federal. Ao contrário do que a publicação sugere, o interventor não se referia à presença de infiltrados de esquerda nos atos, tese sem comprovação que se espalhou nas redes bolsonaristas. 

O boato teve origem a partir de uma declaração dada por Cappelli na semana passada. No dia 16 de janeiro, o programa Prós e Contras, da Jovem Pan News, veiculou uma reportagem sobre a visita técnica do interventor a um batalhão. A repórter Luciana Verdolin disse que ele teria admitido que havia “pessoas infiltradas entre os manifestantes”, que não eram “manifestantes comuns”…

Veja a apuração completa no site Lupa