Falso: O corte do Clarín em que Sergio Massa propõe o pagamento de mensalidades da universidade pública é falso

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

A imagem começou a circular no Facebook em outubro de 2013, mas tornou-se viral novamente após o debate presidencial de 12 de novembro. No entanto, o Clarín nunca publicou essa nota, como confirmou o Reverso após uma pesquisa em seu arquivo de conteúdo digital, e como confirmou Pablo Blanco, vice-secretário editorial da mídia. 
Milhares de usuários compartilham nas redes sociais a foto de uma suposta entrevista do jornal Clarín com Sergio Massa, candidato presidencial da Unión por la Patria, na qual propunha pagar universidades.

A imagem começou a circular no Facebook em outubro de 2013, mas tornou-se viral novamente após o debate presidencial de 12 de novembro.

No entanto, o Clarín nunca publicou essa nota, como confirmou o Reverso após uma pesquisa em seu arquivo de conteúdo digital, e como confirmou Pablo Blanco, vice-secretário editorial da mídia. Também não foram encontrados registros de declarações semelhantes de Massa.

“ Você quer votar nisso? Massa: temos que ir para uma universidade paga ”, diz um usuário do Facebook que compartilha uma captura de tela de uma suposta entrevista do jornal Clarín. O primeiro parágrafo diz: “ O candidato da Frente Renovador apresentou uma série de projetos ligados à educação, entre os quais se destaca a polêmica mensalidade universitária ”.

O conteúdo também circula no X , Instagram , TikTok e Reddit , e tem sido replicado por figuras da oposição . 

Alguns usuários afirmam que o artigo foi publicado originalmente em 2015 , e outros o combinam com o fragmento de uma entrevista televisiva da jornalista María O’Donnell com Massa…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷