Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
“Declaração especial das forças militares que supostamente estão em rebelião ”, diz uma postagem no Instagram em que aparece um suposto militar que alerta sobre as intenções do presidente, Gustavo Petro, de “minar nossa nação” através de sua reforma do sistema de saúde pelo qual “eles estão dispostos a sacrificar nossas vidas e cometer genocídio”.
No vídeo, que dura quase dois minutos, a pessoa finaliza com o convite para a manifestação marcada para esta terça-feira, 14 de novembro, às 10h, em frente ao Ministério da Saúde, para protestar contra a reforma do sistema de saúde. proposta pelo governo e que está tramitando no Congresso.
No audiovisual aparecem vários logotipos com os dizeres “Enough is Enough”, “You Count” e “Patriotic Strength with Boots On”.
Assim como este vídeo, também publicado no Twitter ( 1 , 2 , 3 ), Facebook , TikTok ( 1 , 2 , 3 , 4 ) e Kwai , encontramos outros semelhantes, mas com outros personagens que repetem o leitmotiv “Petro quer mate-nos”. Num dos casos, é mostrado um médico que aponta que “chegou a hora de defender o que é nosso, a nossa saúde”.
“Nossos hospitais estão em risco, nossos médicos e enfermeiros estão no limite e nossos pacientes correm grande risco. Nós, venezuelanos, estamos em perigo, não podemos permitir que Gustavo Petro e a sua camarilha socialista cubanizem o nosso sistema de saúde”, afirma ( 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 )…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴