Falso: Vídeo de hospital não é prova de ‘atores de crise’ palestinos

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

Alguns utilizadores das redes sociais afirmam que o vídeo de um homem palestiniano a contorcer-se em agonia numa cama de hospital é falso porque um segundo vídeo filmado no dia seguinte mostra o mesmo homem em perfeita saúde.

A afirmação é falsa. Os dois vídeos apresentam dois homens palestinos diferentes. Além disso, os dois vídeos foram publicados com meses de diferença. Eles não foram registrados em dias consecutivos. 

Falsas acusações sobre os vídeos da mesma pessoa são difundidas nas redes sociais, inclusive , . 

 Algumas postagens sobre o homem usam as hashtags #Pallywood (também escritas #Palywood, #Paliwood ou #Palliwood), uma mala de viagem das palavras ‘Palestina’ e ‘Hollywood’ . 

O termo Pallywood pretende sugerir que os “ actores da crise ” palestinianos fingem estar feridos ou mortos para as câmaras, para exagerar a escala das vítimas civis em Gaza.

Esta postagem no Facebook de 26 de outubro , por exemplo, dizia: “Pallywood em ação. Ainda ontem, esse cara (ator do Hamas) foi filmado em estado crítico no hospital. Hoje ele enviou este vídeo. Ele parece muito saudável para mim…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺