Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um post afirmando que o Congresso irá votar o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), por suposta propaganda eleitoral com apoio da Rede Globo na eleição de 2022. A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra um advogado explicando a ação contra o petista. As informações são falsas.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
O Congresso vai votar o Empeachement da Chapa LULA – ALCKIMIN, vão tirar os dois e o Lyra vai ser o Presidente. Eu não sabia dessa propaganda eleitoral em pleno momento do voto popular. A Rede Globo teria que no mínimo dar uma indenização milionário ao partido e também ao Bolsonaro
O Congresso não vai votar o impeachment da chapa Lula-Alckmin. O vídeo que circula nas redes sociais é um trecho do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 19 de outubro deste ano, contra Lula e Alckmin, por suposta prática de uso indevido dos meios de comunicação na campanha de 2022. Entretanto, o Plenário do TSE, por unanimidade, decidiu que Lula não foi favorecido por cobertura de veículos da mídia nas eleições e rejeitou a ação…
Veja a apuração completa no site Lupa