Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
Depois de quase nove meses, a poeira levantada pelas controversas eleições gerais de 2023 na Nigéria ainda não baixou. Os resultados de algumas eleições governamentais e legislativas ainda estão a ser contestados nos tribunais de todo o país.
As eleições presidenciais, nas quais o Supremo Tribunal decidiu contra a oposição , também continuam a ser objecto de debate público .
No meio de tudo isto, aproxima-se outro dia de eleições em três dos 36 estados da Nigéria: Kogi, Imo e Bayelsa. Os eleitores registados nestes estados irão às urnas no dia 11 de Novembro para eleger os seus governadores.
Estes são três dos oito estados que realizam eleições para governador fora do ciclo , o que significa que a votação não é feita durante as eleições gerais. Como parte das eleições gerais de 2023, as votações para governadores foram realizadas em 28 estados em 18 de março.
No estado de Imo, o motivo é mais recente. Emeka Ihedioha, do PDP, foi eleita governadora do estado nas eleições gerais de 2019. Hope Uzodinma, do Congresso de Todos os Progressistas (APC), que ficou em quarto lugar na eleição, contestou o resultado. Numa decisão controversa de Janeiro de 2020, o Supremo Tribunal da Nigéria declarou Uzodinma o vencedor …
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦