Falso: A alegação de ‘aumento’ de abuso infantil do senador é enganosa

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

O senador da coalizão Simon Birmingham afirma que houve mais 30.000 casos relatados de abuso infantil ou preocupação no Território do Norte, em meio a apelos da oposição por uma comissão real para abuso sexual em comunidades indígenas.

Isto é enganoso. Não houve 30.000 relatórios “adicionais”. O número total de relatórios para 2021-22 foi de 30.538.

Este número refere-se a preocupações infundadas comunicadas ao Departamento de Famílias, Habitação e Comunidades do Território (TFHC). Após as investigações, foram fundamentadas 1.710 denúncias, das quais 6% envolviam exploração sexual.

O senador Birmingham fez a afirmação durante uma entrevista no programa Insiders da ABC em 22 de outubro, referenciando um relatório recente do Escritório da Comissão das Crianças do Território do Norte (OCC).

Ele estava respondendo a uma pergunta sobre se o líder da oposição, Peter Dutton , estava “ transformando” o abuso infantil em uma arma com apelos para uma comissão real.

O Senador Birmingham negou a acusação, afirmando que “o trabalho do Comissário das Crianças do Território do Norte registou um aumento significativo em termos de casos relatados de abuso ou preocupação” (marca de vídeo 14min 45seg)…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺