Apurado pelo site Snopes
Em 6 de novembro de 2023, uma postagem no Instagram afirmava que um vídeo mostrava uma equipe de filmagem exibindo imagens em Gaza.
O vídeo se espalhou no meio da guerra Israel-Hamas, depois que o grupo militante palestino Hamas lançou um ataque surpresa contra Israel a partir de Gaza em 7 de outubro de 2023, que foi seguido por Israel declarando guerra e atacando e bloqueando Gaza. Os ataques do Hamas ocorreram após meses de aumentos de violência contra os palestinos por parte dos militares israelenses. No momento em que este artigo foi escrito, mais de 1.400 israelitas e 11.000 palestinianos tinham morrido no conflito.
O vídeo alegava mostrar uma equipe de filmagem “fingindo ferimentos” em Gaza, inclusive maquiando uma criança para fazer parecer que o jovem estava ensanguentado e ferido. “Oh Deus, tenha misericórdia de nós”, dizia a legenda da postagem no Instagram. “Por que você faz um vídeo atuando quando a situação é mais difícil do que isso?” (Usamos o Google Translate para traduzir a legenda visível no vídeo em questão.)
Também encontramos o vídeo em outras plataformas de mídia social, como Facebook , TikTok e X (anteriormente conhecido como Twitter). No X, Ofir Gendelman, porta-voz do primeiro-ministro israelense para o mundo árabe, compartilhou a afirmação, onde tinha 22,6 milhões de visualizações no momento da redação deste artigo…
Veja a apuração completa no site Snopes