Falso: O alerta IT não pôde intervir durante as inundações na Toscana porque estará ativo a partir de 2024

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

Em 3 de novembro de 2023, foi publicado no Facebook captura de tela de uma mensagem do WhatsApp que dizia «Bom dia, já se passaram dois dias de alerta meteorológico.. alguém recebeu a mensagem de alerta de TI? Se a resposta for não, temos provas de que o propósito é outro, como bem sabemos…”.

A referência é alertas meteorológicos espalhar no 1º e a 2 de novembro 2023 pela Proteção Civil em relação a algumas regiões italianas e outras Alerta de TI, um sistema de alarme público que alerta os cidadãos, através do envio de mensagens para telemóveis de uma determinada área geográfica, em caso de emergências graves ou catástrofes iminentes ou em curso (excluem-se os terramotos por serem imprevisíveis). Início de novembro em várias áreas da Toscana chuvas muito fortes eles fizeram com que os rios transbordassem, causando enorme dano e a morte de oito pessoas.

O conteúdo analisado é enganoso e veicula notícias infundadas.

Como explicado no mesmo site do sistema, o IT-alert está de fato “atualmente em fase de testes”. 13 de outubro de 2023 acabou a fase experimental de testes territoriais que envolveu todas as regiões italianas entre o final de junho e meados do mês passado.Como lerna diretiva do Ministro da Proteção Civil e da Política Marítima de 7 de fevereiro de 2023 intitulada “Sistema de alerta de proteção civil e sistema de alarme público IT-Alert” e Publicados no Jornal Oficial, alerta informático estará ativo a partir de fevereiro de 2024.

Em Facta.news em uma análise aprofundada tínhamos analisado a teoria da conspiração infundada que circulou online no IT-alert segundo a qual o sistema serve na verdade para monitorizar os cidadãos italianos, como erroneamente sugerido no post em análise…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹