Falso: Este vídeo de um hospital bombardeado falsamente atribuído a Gaza é, na verdade, da Síria em 2016

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Em plena ofensiva indiscriminada de Israel na Faixa de Gaza , após os ataques do grupo fundamentalista Hamas contra aquele país, no dia 7 de outubro, na última quarta-feira, 1º de novembro, começou a circular no X (antigo Twitter) um vídeo em baixa qualidade do que parecem ser câmeras de segurança e nas quais se observa o momento em que ocorre um atentado a bomba em um hospital de um país muçulmano.

A conta de _ Israel foi flagrado bombardeando o hospital Al-Sadaqa. Postado pelo jornalista americano @jacksonhinklle .”

Então um leitor do Colombiacheck nos pediu para verificar o vídeo, que já conta com mais de 513 repostagens e 38 comentários, e a primeira pista para essa verificação veio da própria rede X, já que a publicação já vem marcada com uma “nota da comunidade” que especifica que a publicação carece de contexto.

O vídeo mostra diversas cenas em um centro hospitalar, enquanto as pessoas ali reagem a diversas explosões que atingem o local e, em algumas cenas, são vistos destroços caindo. No entanto, conseguimos verificar que a compilação de imagens corresponde ao bombardeamento de um hospital em Aleppo, na Síria, ocorrido em julho de 2016.

Então, antes de mais nada, fizemos uma emavançadapesquisa..

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴