Falso: A revista ‘Forbes’ não publicou uma capa sobre a fortuna do líder do Hamas, Khaled Mashal

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

Diversas contas oficiais do Governo de Israel compartilharam a montagem nas redes sociais. Alguns esclarecem em suas publicações que se trata de uma “sátira ilustrativa”.

A desinformação sobre o conflito entre Israel e a Palestina continua a espalhar-se. Neste contexto, questionou-nos através do nosso serviço WhatsApp (+34 627 280 815) sobre uma imagem que mostra uma alegada capa da revista Forbes em que Khaled Mashal, um dos fundadores do Hamas, aparece ao lado de um proprietário que lhe atribui um patrimônio de 5.000 milhões de dólares. Contudo, é falso que a revista americana tenha publicado essa primeira página.

A imagem com a capa falsa da Forbes com Khaled Mashal foi partilhada por diversas contas oficiais do Governo de Israel através de redes sociais como X, LinkedIn ou Facebook. Embora seja verdade que em alguns casos o texto que o acompanha alerta que se trata de uma “sátira ilustrativa”, isso nem sempre foi esclarecido, o que levou alguns utilizadores a acreditar que a Forbes publicou aquela capa sobre o líder do Hamas .

“Parabéns a um dos líderes do Hamas, Khaled Mashal, por atingir um património líquido de 5 mil milhões de dólares enquanto mais de metade dos palestinianos em Gaza vivem na pobreza”, diz, por exemplo, a conta espanhola do Estado de Israel que partilhou a falsa cobertura em X. Ele então acrescenta: “E embora essa capa seja uma sátira ilustrativa , você sabe o que é real? As contas dos líderes do Hamas estão repletas de milhares de milhões de dólares por conta do sofrimento dos civis em Gaza, que eles usam como escudos humanos e hipotecam o seu futuro.”

O perfil do Ministério das Relações Exteriores de Israel publicou uma postagem semelhante , embora no seu caso tenha omitido a parte em que se especifica que a capa da Forbes sobre Khaled Mashal é “uma sátira ilustrativa”. Inúmeros usuários divulgaram a imagem da capa em diversos idiomas, atribuindo-a à revista especializada em finanças e negócios…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸