Apurado pelo site Estadão Verifica
Montagem que circula nas redes sociais engana ao associar imagens registradas em locais diferentes e espalha informações erradas sobre a Transposição do São Francisco
O que estão compartilhando: montagem que exibe dois vídeos. No primeiro, um homem mergulha em um canal cheio de água, com a legenda “Governo Bolsonaro Março de 2022″. No segundo, um canal seco, com a inscrição “Governo Lula Setembro de 2023″. O conteúdo faz referência à Transposição do Rio São Francisco.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O primeiro vídeo, em que um canal aparece cheio de água, é de 2023 — foi gravado, portanto, no governo de Lula, e não de Jair Bolsonaro (PL). As imagens foram postadas originalmente na página Jeito Nordestino, no Instagram, em 19 de maio. A pessoa que aparece mergulhando é Rodrigo de Oliveira, que confirmou à coluna Painel, da Folha de S.Paulo, que o registro foi feito neste ano, em Barbalha, no Ceará, onde passa a estrutura do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O governo do Estado emitiu nota afirmando ser falso que o canal esteja seco.
Leitores do Estadão pediram esta verificação por WhatsApp: (11) 97683-7490…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica