Falso: É falso que adicionar fatias de limão à Coca-Cola causa reação química cancerígena

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais vídeo no qual uma mulher afirma que beber Coca-Cola com fatias de limão ou laranja pode provocar diferentes tipos de câncer. Segundo o vídeo, o refrigerante possui benzoato de cálcio, que, ao entrar em contato com a vitamina C, gera uma reação química e se transforma em benzeno, altamente tóxico e carcinogênico. É falso.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Você tem o hábito de fazer aquele copo cheio de gelo, colocar algumas fatias de limão ou até mesmo fatias de laranja? Ouça com atenção essa informação. No rótulo da Coca-Cola está escrito que ele tem um conservante chamado benzoato de cálcio. Até aí está tudo ok. Esse conservante é usado na indústria alimentícia e em outros alimentos também, para aumentar o tempo de vida útil desses produtos na prateleira do supermercado. Agora, o perigo está na falta de informação. Benzoato de cálcio jamais pode entrar em contato com a vitamina C, e é isso que acontece quando você coloca um limãozinho dentro da Coca-Cola. Esse benzoato, juntamente com a vitamina C, vai fazer alguma alteração química e vai se transformar em uma outra substância chamada benzeno. O benzeno, por sua vez, é altamente tóxico. Ele é altamente carcinogênico. Ele tem a capacidade de se grudar lá na nossa medula óssea, no nosso tecido gorduroso, causando alterações nas nossas células, trazendo ali o desenvolvimento de anemias, de leucemia e outros tipos de câncer, além de alterações neurológicas..

Veja a apuração completa no site Lupa