Apurado pelo site Observador 🇵🇹
A sugestão de que os fundos imobiliários estariam a ser beneficiados no novo decreto do Mais Habitação surgiu nas redes sociais. Será mesmo assim?
A sugestão de que os fundos imobiliários estariam a ser beneficiados no novo decreto do Mais Habitação surgiu nas redes sociais. Será mesmo assim?
O decreto do Governo para combater a crise na habitação continua a dar que falar e, nas redes sociais, um dos pontos abordados tem sido as mudanças para fundos de investimento imobiliário. Na publicação em causa é sugerido que o programa “Mais Habitação” não obriga os fundos imobiliários ao pagamento do IMI do património.
Numa resposta conjunta ao Observador, o Ministério das Infraestruturas e o Ministério das Finanças esclarecem que, em primeiro lugar, “o Parlamento aprovou propostas, em sede de especialidade, entre as quais preveem, por um lado, a revogação de benefícios aplicáveis aos fundos de investimento imobiliário com pelo menos 75 % dos seus ativos enquanto bens imóveis sujeitos a ações de reabilitação realizadas nas áreas de reabilitação urbana”.
Mas também “a criação de incentivos aplicáveis a fundos de investimento imobiliário e a sociedades de investimento imobiliário, desde que pelo menos 75% dos seus ativos sejam bens imóveis afetos a arrendamento habitacional a custos acessíveis, no quadro de políticas de redirecionamento de incentivos para a habitação a custos acessíveis”…
Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹