Verificado: Os republicanos no Congresso estão ‘a tentar eliminar o financiamento federal para acabar com a epidemia do VIH’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Estarão os republicanos a ameaçar parar de gastar dinheiro federal para acabar com uma das epidemias de saúde pública mais prementes do mundo? Foi o que o presidente Joe Biden disse durante um jantar organizado por um grupo de defesa LGBTQ+.

“No Congresso dos Estados Unidos, os republicanos extremistas do MAGA estão tentando desfazer praticamente todo progresso que fizemos”, disse Biden em 14 de outubro no evento da Campanha pelos Direitos Humanos. “Eles estão tentando acabar com o financiamento federal para acabar com a epidemia de HIV”. Os programas para tratar o VIH e combater a sua propagação têm beneficiado de apoio financeiro bipartidário nos últimos anos, dizem os especialistas, pelo que o retrato de Biden assinala um afastamento significativo.

Quando perguntámos à Casa Branca a que Biden se referia, ela apontou – nos relatórios de recomendações orçamentais dos republicanos da Câmara que apelam a grandes cortes na iniciativa Acabar com a Epidemia do VIH , um programa da era da administração Trump concebido para reduzir novas infecções pelo VIH no país. EUA, bem como outros programas.

O Comitê de Dotações do Senado aprovou um plano de gastos separado . As recomendações estarão sujeitas a negociação enquanto a Câmara e o Senado enfrentam o prazo de 17 de novembro para aprovar outro projeto de lei de gastos. Descobrimos que, embora os republicanos recomendem cortes significativos nos esforços de prevenção do VIH em diversas agências de saúde pública, a proposta mantém intacto o financiamento básico. Entretanto, as diferenças políticas estão a minar o apoio bipartidário ao financiamento global da prevenção do VIH…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸