Verificado: O presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, não anunciou que não concorrerá nas eleições de 2026 – vídeo falso, gerado por IA

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: O vídeo foi fabricado com inteligência artificial e foi desmascarado por vários especialistas. O partido no poder do país também confirmou que era falso e a polícia da Zâmbia iniciou uma investigação sobre o criador do vídeo. O presidente não fez nenhum anúncio de que não concorrerá nas eleições de 2026.

A próxima Zâmbia irá às urnas em 2026 . Hichilema está no poder desde 2021 , quando o seu Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (UPND) venceu uma eleição esmagadora contra o então presidente Edgar Lungu. 

Uma versão da afirmação foi publicada por uma conta na plataforma de mídia social X, antigo Twitter, que parecia estar ligada ao político ganense Samuel Koku Anyidoho . Recebeu mais de 5.000 visualizações.

O vídeo também foi postado no Facebook , no X e aqui , e no YouTube e aqui . 

Mas nem todos os espectadores ficaram convencidos, com muitos comentários chamando o vídeo de “falso”. Analisamos sua autenticidade e aqui está o que encontramos…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦