Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Usuários nas redes compartilham a captura de uma suposta notícia da China que anunciaria a venda de Vaca Muerta para aquele país, mas é falsa. A tradução do artigo mostra que não se trata de notícias relacionadas nem a Vaca Muerta nem à Argentina. A foto usada para ilustrar o suposto furo não é atual, mas é de 2022.
Usuários nas redes compartilham a captura de uma suposta notícia da China que anunciaria a venda de Vaca Muerta para aquele país. Mas isso é falso. A tradução do artigo mostra que não se trata de notícias relacionadas nem a Vaca Muerta nem à Argentina.
A foto utilizada para ilustrar o suposto furo não é atual, mas corresponde a um encontro do candidato presidencial pela Unión por la Patria, Sergio Massa, com o embaixador da China na Argentina, Zou Xiaoli, em agosto de 2022.
As jazidas de hidrocarbonetos (como Vaca Muerta) “pertencem ao patrimônio inalienável e imprescritível do Estado nacional ou dos Estados provinciais”, segundo a Lei nº 17.319. Isso significa que eles não podem ser vendidos.
Circulam nas redes sociais publicações que afirmam que “um dos principais portais chineses anunciou a compra da reserva de Vaca Muerta” e que “a China mantém Vaca Muerta”. As postagens são acompanhadas da suposta imagem de capa do portal de notícias China Today, onde aparece um artigo escrito em chinês junto com uma imagem do primeiro-ministro chinês, Xi Jinping, e do atual candidato presidencial pela União para a Pátria, Sergio Massa. . No entanto, a notícia é falsa.
A desinformação circulou no Tik Tok , Twitter e chegou ao número do WhatsApp da Reverso para ser verificada.
Primeiro, uma tradução do título do suposto furo afirma: “Xi Jinping enviou uma carta para felicitar o 70º aniversário do estabelecimento da Federação Chinesa de Indústria e Comércio”, um artigo sem ligação à Argentina ou à Vaca morta. …
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷