Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
No domingo, 29 de outubro, dia das eleições, foi compartilhada uma postagem nas redes sociais Facebook ( 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 , 7 , 8 , 9 , 10 ), Twitter ( 1 ,) e Tik Tok ( 1 ) em que se afirma que Viviana Ordosgoistia, irmã do atual prefeito de Montería, Carlos Ordosgoistia, foi capturada pelas autoridades enquanto supostamente comprava votos em pleno dia eleitoral.
As publicações foram recorrentes, mas a que obteve maior alcance foi a feita pelo usuário do Facebook e Twitter Julio Mario Ospina que compartilhou um vídeo ( 1 ), que trazia o seguinte texto: “Atenção, mais um feliz ganhador de um ou cinco milhão !! Eu daria dez! “Pega em flagrante comprando votos, ninguém menos que a irmã Viviana do prefeito de Montería Carlos Ordosgoitia (uribista e conservadora).”
No vídeo, Viviana Ordosgoitia – irmã do prefeito – é vista com as mãos dentro de uma mochila e depois é abordada por um funcionário do CTI, que pede seu cartão de cidadania. Depois disso, a jovem concorda e aí termina o vídeo .
Acompanhamos essas publicações e constatamos que são falsas, pois afirmam que a jovem foi capturada, porém, não foi o que aconteceu na tarde das eleições.
O vídeo..
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴