Verificado: Como se proteger do golpe do phishing

Apurado pelo site Fato ou Fake

Num mundo onde as compras virtuais são frequentes, se proteger contra as fraudes eletrônicas é essencial. Aprenda como se prevenir do phishing com as dicas do Itaú.
O phishing ou phishing scam é uma fraude eletrônica muito comum, relacionada na lista de crimes virtuais. O termo é um misto de duas palavras em inglês: phreaks + fishing. Nesse golpe, pessoas de má fé realizam fraudes empregando técnicas de engenharia social, ou seja, simulando ser uma instituição de confiança, como bancos ou lojas conhecidas.

Assim, os usuários são “pescados” em variados meios de comunicação, mas principalmente por e-mail. A armadilha por vezes é sutil, por isso, não há um perfil, classe social ou idade específica para cair nela. Por isso, para ajudar você nessa jornada de proteção, vamos descrever uma série de comportamentos para redobrar a atenção e driblar esse ataque enquanto navega.

Vem com a gente!

Como o phishing funciona

Em primeiro lugar, os fraudadores estabelecem seu objetivo, que vai desde o acesso, utilização, mudança e/ou destruição de dados confidenciais até a interrupção de processos e sistemas operacionais. Uma pesquisa recente apontou que, 4 em cada 10 mensagens para instigar o phishing visam a captura de dados financeiros, como temas bancários, meio de pagamento, serviços financeiros e criptomoedas. É pensando nisso, então, que os golpistas preparam os elementos que servirão como isca…

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake