Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o candidato de extrema-direita Javier Milei, da coalizão La Libertad Avanza, venceu as eleições argentinas no último domingo (22). As peças que fazem essa alegação enganosa compartilham uma reportagem de agosto deste ano que noticia o sucesso do político nas eleições primárias do país. No primeiro turno, ocorrido no último domingo (22), Milei foi ultrapassado pelo governista Sergio Massa, que ficou em primeiro lugar, com 36,68% dos votos. Os dois disputam o segundo turno em 19 de novembro.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 3.000 compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no Kwai até a tarde desta terça-feira (24).
Publicações nas redes têm compartilhado como se fosse recente uma reportagem veiculada em agosto deste ano pelo Jornal Hoje, da Globo, para alegar que o candidato de extrema-direita Javier Milei teria vencido o primeiro turno do pleito presidencial ocorrido no último domingo (22). O trecho do telejornal usado pelas peças de desinformação, no entanto, noticia o resultado das eleições primárias no país.
Antes das eleições propriamente ditas, a Argentina realiza a chamada Paso, votação prévia que define os candidatos dos partidos que poderão concorrer ao pleito presidencial. Só são considerados aptos a participar da disputa os políticos que obtêm no mínimo 1,5% dos votos…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos