Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que um vídeo que circula nas redes mostra um bombardeio de Israel contra um grupo de civis palestinos que buscavam água, como alegam publicações nas redes. O vídeo usado nas peças desinformativas registra, na verdade, o lançamento de uma bomba pelo Exército do Sudão contra um armazém de combustível dominado por forças paramilitares conhecidas como RSF (Forças de Apoio Rápido, na siga em inglês), na cidade de Cartum, capital do país africano.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de mil curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (25). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Publicações nas redes enganam ao afirmar que um vídeo mostra o Exército de Israel bombardeando um grupo de palestinos que buscava água. A gravação compartilhada pelos posts enganosos registra, na verdade, um ataque ocorrido na capital do Sudão em 12 de outubro deste ano. Na ocasião, o Exército do país bombardeou um armazém de combustível comandado pelo grupo paramilitar RSF.
O Sudão está em guerra civil desde 2021, após o rompimento da aliança entre o líder militar do país, Abdel Fattah al-Burhan, e o comandante do RSF, Mohamed Hamdan Dagalo. Ambos atuaram juntos para derrubar o governo de Omar al-Bashir em 2019…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos