Falso: Qatar não ameaçou cortar fornecimento de gás mundial caso não haja cessar-fogo em Gaza

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, ameaçou cortar o fornecimento de gás mundial caso não cessem os bombardeios na Faixa de Gaza em meio ao conflito entre Israel e o grupo extremista islâmico Hamas. As peças de desinformação que fazem essa alegação compartilham um trecho de um discurso feito por Al-Thani em 2017 sobre a crise no Oriente Médio. O governo do Qatar negou ter qualquer intenção de cortar o fornecimento de gás a outros países.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 15 mil visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (26). As peças de desinformação também circulam no Telegram e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Um trecho de um discurso feito pelo emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, durante a 17ª Edição do Fórum de Doha, em maio de 2017, tem sido compartilhado nas redes como se fosse recente e mostrasse uma resposta dele ao conflito entre Israel e Hamas. Além de ter sido gravada anos antes do atual conflito, a fala não faz qualquer menção à interrupção no fornecimento de gás para outros países.

Em busca na imprensa e no site oficial do governo do Qatar, Aos Fatos não encontrou qualquer anúncio de interrupção na exportação de gás. Em nota à Reuters, o governo do país também negou ter ameaçado cortar o fornecimento do combustível…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos