Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
Os EUA não são o maior parceiro comercial do Quénia e o Quénia não exporta anualmente 890 milhões de dólares em bens para os EUA. Mas o embaixador estava certo sobre o valor dos bens que vão na outra direção, que é de cerca de 600 milhões de dólares.
Em setembro de 2023, ele se reuniu com líderes empresariais no Roadshow de negócios EUA-Quênia, na cidade de São Francisco. A embaixadora dos EUA no Quénia, Margaret ‘Meg’ Whitman , esteve presente.
Whitman também defendeu o Quénia, fazendo uma apresentação que posicionou o país da África Oriental e o continente como um destino de investimento. A apresentação do embaixador foi bem divulgada, tendo sido apresentadas versões da mesma a líderes empresariais dos EUA que visitaram o Quénia em Março de 2023 , num roadshow empresarial EUA-Quénia na cidade de Nova Iorque em Abril de 2023 e na conferência de devolução do Quénia em Eldoret em Agosto de 2023 .
“Adoro mexer nos dados”, disse Whitman em São Francisco, observando que “os dados sobre comércio e investimento mostram uma perspectiva de negócios muito mais dinâmica para África”.
A embaixadora fez uma série de afirmações para apoiar a sua proposta, nomeadamente sobre energia, população e comércio. (Estamos analisando outras reivindicações sobre dinheiro móvel)…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦