Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Após o atentado bombista de 17 de outubro no Hospital Baptista Al-Ahli, na Faixa de Gaza, começou a circular no Facebook um vídeo mostrando um míssil lançado para o céu e que depois atinge perto do local onde foi disparado. Ressalta-se que este vídeo pertence ao evento de 17 de outubro de 2023. Mas as imagens não são atuais, mas estão circulando desde agosto de 2022.
No dia 17 de outubro, ocorreu um atentado à bomba no Hospital Batista Al-Ahli, na Faixa de Gaza, que, segundo a ONU, causou a morte de aproximadamente 500 pessoas.
Como resultado deste evento, começou a circular no Facebook um vídeo mostrando um míssil lançado ao céu que depois atinge perto de onde foi lançado e aponta-se que este vídeo pertence ao evento de 17 de outubro de 2023. Mas este é falso.
As imagens não são atuais: circulam desde agosto de 2022, no contexto dos bombardeamentos entre Israel e o grupo militante Jihad Islâmica que resultaram na morte de vários palestinianos.
Na última terça-feira, 17 de outubro, ocorreu um atentado à bomba no Hospital Batista Al-Ahli, na Faixa de Gaza, que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), teria causado a morte de mais de 500 pessoas.
Como resultado deste acontecimento, começou a circular no Facebook um vídeo com o seguinte texto: “Que o mundo saiba que o míssil que caiu sobre o hospital de Gaza foi lançado pelo Hamas em direção a Israel, desviou-se e atingiu o hospital. Como sempre o mundo acusa Israel” (sic). No vídeo você pode ver como um míssil é lançado ao céu e atinge perto de onde foi lançado.
Mas o vídeo é tirado de contexto: as imagens circulam desde agosto de 2022, no contexto dos bombardeamentos que resultaram na morte de vários palestinianos…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷