Verificado: María Corina Machado: Não há beneficiário do CLAP que esteja satisfeito com a alimentação que recebe

Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪

Por Edy Pérez Alvarado

A candidata às Eleições Primárias, que serão realizadas no dia 22 de outubro, María Corina Machado, disse em entrevista ao programa El After, transmitido no dia 30 de agosto de 2023, que não há beneficiário dos Comitês Locais de Abastecimento e Produção ( CLAP ) que você está satisfeito com a comida que recebe.

Apenas aos 11 minutos e 8 segundos disse, depois de considerar que o partido no poder perdeu a sua base social, que: “ não há nenhum beneficiário da CLAP que hoje esteja satisfeito com isso, pelo contrário, consideram-no um mecanismo de humilhação. ”

Os CLAPs são um programa de distribuição de alimentos básicos criado na Venezuela em 2016 com o objetivo de enfrentar a escassez de alimentos e a crise económica do país. As comunidades organizadas têm participação direta na distribuição de sacolas de alimentos e ao longo dos anos este programa tem estado no centro de diversas polêmicas e investigações por suposta corrupção.

Devido ao interesse que este tema suscita na população venezuelana, a equipa do Cotejo.info centrou a sua lupa jornalística na declaração de Machado, actual candidato nas Eleições Primárias da oposição. 

Após a verificação do discurso público, concluiu-se que a frase do líder do partido Vente Venezuela é uma meia verdade , pois embora haja uma insatisfação documentada através de pesquisas realizadas entre os beneficiários, principalmente pela qualidade dos produtos, o as investigações não abrangem todos os beneficiários. Além disso, atualmente muitas famílias venezuelanas abastecem-se de alimentos básicos através da compra destas sacolas…

Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪