Circula nas redes que o interventor do DF Ricardo Cappelli teria confirmado a presença de “infiltrados” nos ataques em Brasília, mas a informação é enganosa. Entenda.
Apurado pelo site YahooNoticias
Nas redes sociais, usuários seguem espalhando boatos sobre a suposta presença de infiltrados nos atos de terrorismo praticados em Brasília no último dia 8 de janeiro de 2023. Confira o que tem circulado nos últimos dias:
O interventor federal na segurança pública do DF (Distrito Federal) Ricardo Cappelli teria supostamente confirmado a presença de “infiltrados” nos ataques de 8 de janeiro
Mas essa informação é enganosa. Cappelli têm falado sobre a possível presença de “profissionais” e sobre financiamento dos atos, mas não confirmou a tese e infiltrados de esquerda ou de pessoas que tenham sido pagas para sabotar os atos antidemocráticos.
O vídeo que circula nas redes é um trecho do programa Prós e Contras da Jovem Pan de 16 de janeiro de 2023. Ao tratar sobre a coletiva concedida por Cappelli, a jornalista afirma que ele teria admitido haver “infiltrados” em meio aos manifestantes.
O termo tem sido utilizado, no entanto, por bolsonaristas nas redes sociais para alegar, sem evidências, que havia esquerdistas e sabotadores em meio aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que teriam sido os responsáveis pela destruição. Em nenhum momento, contudo, o interventor confirmou essa tese…