Falso: Os dígitos ‘729’ no código de barras não indicam que os produtos são originários de Israel

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

Nós precisamos da sua ajuda! Preencha este pequeno questionário e diga-nos o que pensa de nós e, acima de tudo, o que podemos melhorar!

Trata-se de conteúdo enganoso, que veicula notícias falsas.

O código de barras na embalagem do produto é composto por uma série numérica de 13 dígitos traduzida graficamente por barras verticais, necessária à leitura óptica, que serve para identificar e comercializar um produto globalmente. Foi criado porGS1, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para desenvolver e manter padrões globais de comunicação empresarial.

Os primeiros 9 dígitos deste código correspondem ao prefixo da empresa GS1, que identifica a empresa internacionalmente. Os demais dígitos referem-se ao código do produto e ao dígito verificador, que isso ajuda para verificar a exatidão dos códigos GS1.

Os primeiros dígitos do código de barras GS1, portanto, indicam em que país do mundo a empresa proprietária dessa marca de produto recebeu o prefixo de empresa GS1. Número do código729é de facto atribuído a Israel, mas isso não indica que os produtos com o código de barras começando com 729 tenham sido realmente fabricados naquele país…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹