Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 25 de setembro de 2023, foi postado no Facebook um vídeo em que milhares de pessoas são vistas reunidas nas ruas de uma cidade agitando bandeiras verdes. Segundo quem partilhou o vídeo, trata-se de “mais de 100 mil funcionários públicos” que “realizaram uma manifestação em Montreal, no Canadá, porque o primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou “um novo pacote de assistência militar a Kiev”, ignorando os pedidos de “maior salários” dos funcionários públicos “num contexto de inflação crescente”.
Este é um conteúdo enganoso que transmite notícias falsas.
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, durante a visita do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ao Canadá em 20 de setembro de 2023, ele anunciou um plano de ajuda à Ucrânia no valor de 482 milhões de dólares.
Esta notícia, porém, não tem ligação com as imagens presentes no vídeo que é objeto de nossa análise.
A manifestação captada no vídeo, de fato, ocorreu ponto de inflexão em 23 de setembro de 2023 em Montreal, cidade da província de Quebec (Canadá), e foi organizado pelo sindicato intersindical canadense Front Communenviarum “sinal poderoso” para o governo de François Legault, primeiro-ministro de Quebec. Conforme relatado na época por diferente jornais moradores locais, os pedidos da Front Commun inserem-se num contexto de atraso na renovação das convenções colectivas e dizem respeito à melhoria das condições de trabalho e ao aumento dos salários dos funcionários do sector público…