Verificado: Nenhuma evidência de que fotos perturbadoras de um homem ferido foram tiradas após os confrontos étnicos no Quênia

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Fotografias gráficas que se tornaram virais no Quénia mostram um homem com vários pregos cravados na cabeça, com legendas sugerindo que foram tiradas na cidade de Sondu, onde ocorreram confrontos étnicos. Mas não há provas de que as fotos sejam do Quénia.

Fotos perturbadoras publicadas no Facebook no Quénia mostram um homem deitado de costas com o que parecem ser vários pregos cravados na cabeça. Uma das fotos mostra raios X, supostamente mostrando a extensão dos danos causados ​​à sua cabeça.

Os utilizadores do Facebook no Quénia sugerem que as fotos são de confrontos étnicos que eclodiram em 4 de Outubro de 2023 em Sondu e deixaram pelo menos sete pessoas mortas. Sondu é uma pequena cidade no condado de Kisumu, no oeste do Quênia. Situa-se na fronteira entre os condados de Kisumu e Kericho, que são dominados por duas comunidades étnicas.

“SONDU CONFLITOS. Este jovem foi pego por adversários, amarrado e alguém sugeriu um método de morte bom para ele, então, eles trouxeram pregos longos e um martelo, perfuraram seu crânio com 7 pregos bem fundo, um de cada vez, até que ele pudesse ‘ não respiro mais..Temos um drama como esse em Sondu”, diz um post .

As reivindicações também foram publicadas , , , e aqui …

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦