Falso: Sergio Massa, no segundo debate presidencial 2023, sobre economias regionais: ‘O único que baixou as retenções fui eu’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Em Setembro, Massa eliminou as retenções sobre 371 produtos das economias regionais. No entanto, não é a primeira vez que esta medida é tomada: em 2015, Mauricio Macri (Cambiemos) fez o mesmo para a maioria dos produtos agrícolas. Em 2018, restabeleceu as retenções. Durante a administração de Martín Guzmán como ministro, as retenções sobre produtos das economias regionais também foram eliminadas.
No dia 6 de setembro, o Ministro da Economia assinou um decreto pelo qual reduziu para 0% as retenções de 371 produtos das economias regionais.

No entanto, não é a primeira vez que esta medida é tomada: em 2015, pouco depois de assumir a presidência, Mauricio Macri (Cambiemos) eliminou as retenções para a maioria dos produtos agrícolas. Em 2018, restaurou a homenagem.

Durante o atual governo, precisamente na gestão de Martín Guzmán como Ministro da Economia, também foram eliminadas as retenções sobre produtos das economias regionais.

No segundo debate presidencial de 2023, o candidato a presidente da Nação pela União pela Pátria, Sergio Massa , disse: “Em relação às economias regionais, todo mundo fala, mas o único que baixou as retenções fui eu”.

Isto é falso. Em 2015, durante a administração de Mauricio Macri (Cambiemos) como presidente, a maior parte das retenções das economias regionais foram eliminadas, embora quase 3 anos depois esse imposto tenha sido restaurado. Em 2020 e 2021, já durante a gestão de Martín Guzmán como Ministro da Economia, houve também a eliminação de taxas para vários produtos. 

– Chequeado (@Chequeado) 9 de outubro de 2023..

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷