Verificado: Ferramentas, dados e fontes para acompanhar o ataque do Hamas e a resposta de Israel

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Em 7 de Outubro, a organização política e militar palestiniana Hamas lançou um ataque contra Israel. Uma série de ferramentas , dados e fontes para acompanhar o conflito.
Nos últimos dias, após o ataque do Hamas a Israel e sua resposta, muitos conteúdos usam o nome Palestina como sinônimo de Hamas, com mensagens afirmando que “Palestina dispara mísseis contra Israel”, mas atenção: não são a mesma coisa.

Vários países, como os Estados Unidos, consideram o Hamas um grupo terrorista.

Conhecer o número total de mortos e feridos após os ataques é complicado, uma vez que são cada uma das partes, Israel por um lado e a Palestina por outro, que fornecem números sobre as vítimas.

Desde este  dia 7 de outubro  de 2023 que o grupo Hamas, considerado terrorista pelos  Estados Unidos  e pela  União Europeia  e que controla a Faixa de Gaza (Palestina), lançou um ataque contra Israel e este país iniciou a sua contraofensiva,  muita desinformação tem circulado . Em situações de crise, os conteúdos falsos multiplicam-se e circulam livremente nas redes sociais e nas mensagens instantâneas. Por isso, trazemos para você algumas ferramentas para se proteger e não se deixar enganar.

Nos últimos dias, após o ataque do Hamas a Israel e a sua resposta, muitos conteúdos usam o nome Palestina como sinónimo de Hamas, com mensagens afirmando que “Palestina dispara mísseis contra Israel”, mas atenção: não são a mesma coisa .

A Palestina é uma região reconhecida como  estado observador pelas Nações Unidas (ONU ), que tem 2 partes: Gaza e Cisjordânia…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷