Verificado: Não, os resultados da autópsia do motorista Mestre não foram ocultados

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

Em 9 de outubro de 2023, a redação do Facta.news recebeu uma reportagem via WhatsApp solicitando a verificação de um publicar postado no Facebook no mesmo dia. Segundo o que lemos, “o motorista do autocarro do massacre de Mestre” estava registado no grupo antivacinação do Facebook “danos colaterais” e “pessoas próximas testemunham que já não estava bem depois dos três disparos”. Segundo o autor da postagem, o resultado da autópsia do corpo do motorista teria sido “classificado” e isso significaria que o homem que dirigia o ônibus teria tido um mal súbito causado pela vacinação anti-Covid-19. Conteúdo semelhante circula também no TikTok.

A referência é o acidente do ônibus que caiu em um viaduto em Mestre (Veneza) na noite de 3 de outubro de 2023, causando a morte de 21 pessoas, incluindo o motorista.

O objeto de nossa análise veicula notícias falsas e faz parte de um tópico de desinformação infundado porque as vacinas anti-Covid-19 não são seguras.

Existe uma conta no Facebook com o nome e foto de perfil do motorista envolvido no acidente em Mestre. Esta conta parece estar registada no grupo «DANO COLATERAL» do Facebook, um espaço digital anti vacinação criado em agosto de 2021 no qual os utilizadores contam as suas experiências relativamente aos alegados efeitos negativos que teriam sofrido devido à vacina contra o vírus SARS-CoV -2. Não temos provas de que a conta pertença ao falecido. Porém, o simples fato de fazer parte de um grupo não significa ter sofrido efeitos adversos causados ​​pela administração das vacinas contra a Covid-19.

Além disso, no grupo do Facebook não parece haver postagens diretas de depoimentos compartilhadas no passado pela conta em questão, e nenhum jornal italiano relatou supostas declarações de parentes ou familiares da vítima sobre quaisquer problemas encontrados pelo motorista após o administração da vacina. A notícia foi divulgada pelo site Giornale d’Italia , que no entanto ele admite de não ter verificado a veracidade das palavras. Em Facta.news lidamos com diferentes casos de conteúdo desinformativo publicado por este jornal sobre o tema vacinas contra a Covid-19…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹