Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Segundo a análise dos últimos dados disponíveis do INDEC, entre o primeiro semestre de 2022, quando Massa ainda não era ministro, e o primeiro semestre de 2023, o número de pobres aumentou em 1,7 milhão de pessoas, e não em 2 milhões. expresso. Em todo o caso, os dados mostram que a população abaixo do limiar da pobreza está a aumentar, depois da diminuição registada entre 2021 e 2022.
O candidato presidencial da Unión por la Patria, Sergio Massa, tomou posse como Ministro da Economia em 3 de agosto de 2022.
Segundo a análise dos últimos dados disponíveis do INDEC, entre o primeiro semestre de 2022, quando Massa ainda não era ministro, e o primeiro semestre de 2023, o número de pobres aumentou em 1,7 milhão de pessoas, e não em 2 milhões. expresso.
Em todo o caso, os dados mostram que a população abaixo do limiar da pobreza está a aumentar, depois da diminuição registada entre 2021 e 2022.
Durante o segundo debate presidencial deste domingo, a candidata à presidência do Juntos pela Mudança, Patricia Bullrich , disse ao candidato da União pela Pátria, Sergio Massa : “Massa: vou lembrar novamente, há 2 milhões de mais pobres durante seu ano de governo, seu ano como Ministro da Economia.”
Isto é exagerado . Sergio Massa assumiu o cargo de Ministro da Economia da Nação em 3 de agosto de 2022. De acordo com a análise dos últimos dados disponíveis do Instituto Nacional de Estatística e Censos da República Argentina (INDEC), entre o primeiro semestre de 2022 -quando Massa ainda não era ministro – e no primeiro semestre de 2023, o número de pobres aumentou em 1,7 milhões, e não em 2 milhões, como expressou Bullrich .
Em qualquer caso, os dados mostram que os níveis de pobreza continuam a aumentar, depois da diminuição registada a partir de 2021 …
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷