Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Na corrida à prefeitura de Bogotá, os candidatos Carlos Fernando Galán, do Novo Liberalismo, e Gustavo Bolívar, da coalizão Pacto Histórico, em entrevista ao El Tiempo referiram-se à migração na capital da República, onde se estabeleceu o maior número de venezuelanos que chegaram ao país, quase 615 mil segundo Migración Colombia.
O artigo relata a situação atual dos venezuelanos na cidade e pergunta: “Os candidatos reconheceram a necessidade de apoiar cada vez mais esta população?” Diante disso, os dois candidatos fizeram um balanço do que é hoje a migração na capital e quais seriam suas propostas para isso.
“A maioria dos migrantes está em idade ativa (15-45 anos), por isso devemos aproveitar este dividendo demográfico, uma vez que a população local envelhece a um ritmo elevado”, disse Galán, acrescentando que a sua proposta anda de mãos dadas. com o Governo Nacional será regularizar a população que ainda não está no estatuto de proteção temporária (ETPV) e também garantir a inclusão dos venezuelanos em programas de emprego, empreendedorismo e inclusão financeira.
“Um aspecto positivo da migração venezuelana para a Colômbia é que mais de 50% é composta por jovens e crianças ”, destacou Bolívar e destacou que esta migração jovem é boa para uma Bogotá que “está envelhecendo”. Afirmou também que iria realizar um “censo muito rápido” dos migrantes para “formalizá-los” e dar-lhes oportunidades de trabalho e estudo.
Na Colombiacheck e RedCheq analisamos as declarações dos dois principais dirigentes da Prefeitura de acordo com diversas pesquisas ( 1 , 2 , 3 ) e as descrevemos como “verdadeiras, mas…” no caso de Galán, já que ele está correto no números, mas errados na faixa de idade ativa; e “verdadeira” no caso de Bolívar, já que é precisa em sua afirmação…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴