Verificado: Bartlett não criticou o progresso da militarização nem pediu para parar AMLO, o vídeo é de 2016

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

“Manuel Bartlett: O Presidente deve ser detido. “Vejo e não acredito, dito de dentro”, menciona uma gravação publicada recentemente no TikTok. Mas é desinformação, o vídeo original foi tirado do contexto.

Esta foi gravada em 30 de novembro de 2016 e corresponde a um discurso de Bartlett contra a reforma de três leis que davam ao Secretário da Marinha o controle das capitanias portuárias.

Naquela época, Bartlett era senador pelo Partido Trabalhista (PT) e, inclusive, fez referência ao então presidente Enrique Peña Nieto durante seu discurso. Em nenhum momento apontou o presidente Andrés Manuel López Obrador. 

A publicação que desinforma já acumulou mais de 5,4 mil curtidas e 3,8 mil compartilhamentos no TikTok. Na sua descrição pode-se ler a mensagem: “AMLO traidor do país, entregue o povo do México ao crime organizado e militarize o país… Basta de todos os seus excessos e abusos de poder; Fora o 4T e todas as suas forças.”

Quatro dias depois, estudantes da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e do Instituto Politécnico Nacional (IPN) organizaram uma marcha contra a violência policial.

Através de uma busca pelas palavras-chave “ militarização dos portos”, “ Bartlett ”, “é preciso parar”, encontramos o vídeo original publicado em 30 de novembro de 2016 no canal oficial do YouTube do Senado da República. No vídeo original, as roupas de Bartlett combinam com a publicação que desinforma…

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽